Beleza | Cuidados de Pele

Hidratação Labial

20 Abril, 2018

Nós, que gostamos de usar batons matte, de longa duração, temos de fazer tudo por tudo para manter os lábios bem hidratados. Mas os lábios não ressecam apenas por causa da maquilhagem, factores externos como:

  • Pouca hidratação;
  • Tempo frio e seco;
  • Calor excessivo;
  • Efeitos secundários de medicamentos, como por exemplo aplicação de cremes que secam a pele;
  • Lamber lábios com muita frequência na tentativa de os hidratar;
  • Alterações hormonais.

labios

Ainda que tenhamos por hábito aplicar hidratantes como Batons contra o Cieiro, eu pessoalmente aconselho mais a utilização de Geleia Real ou em casos de extrema desidratação labial a utilização de Vaselina pois hidratam em profundidade. Mas muitas vezes não temos a possibilidade de os aplicar, ou então não são suficientes.

Para que paremos de sofrer com esse inconveniente, ou que venha a acontecer mais raramente, deixo-vos aqui alguns truques e dicas:

1. Azeite: O Azeite tem propriedades regeneradoras e é um ingrediente base em vários cosméticos e cremes destinados à hidratação. Para uma hidratação profunda dos lábios basta aplicar 2 a 3 gotas de Azeite e massajá-las durante alguns minutos nos lábios. Pouco a pouco vemos como ele penetra na pele e reduz o ressequimento.

2. Esfoliação com Escova e Pasta de Dentes: Para conseguir eliminar as peles secas dos lábios, um bom truque é, na altura de escovar os dentes, massajar os lábios com a escova de dentes. Para que esta esfoliação seja mais suave, é aconselhado colocar um pouco de pasta de dentes na escova. A pasta de dentes vai ao mesmo tempo que esfolia hidratar os lábios.

3. Mel: Apesar de ser delicioso, o Mel é um excelente hidratante labial. Aplicado antes de ir dormir, ele vai hidratar os lábios de forma suave e profunda. Aqui a tentação é não comer o mel antes que ele actue.

4. Aloe Vera: Todos nós conhecemos os poderes curativos do Aloe Vera. Aplicar um pouco nos lábios vai ter um efeito esfoliante natural muito suave, fazendo desaparecer todas as peles indesejadas e aliviar toda a dor.

5. Esfoliante com Açúcar: Um esfoliante com Óleo de Coco, Mel ou Azeite e Açúcar pode ser um super aliado no combate às peles dos lábios. Esfoliar os lábios e deixar actuar o esfoliante durante uns minutos remove as peles e ao mesmo tempo proporciona uma hidratação extra.

6. Geleia Real: Um dos produtos mais utilizados na actualidade é a Geleia Real. Um creme que vem hidratar em profundidade é um creme de Geleia Real e Óleo de Amêndoas. Para o fazer basta aquecer um pouco de Geleia Real para que esta fique líquida e adicionar uma colher de chá de Óleo de Amêndoas. Colocar de imediato num boião, pois ele endurece rapidamente. Aplicar regularmente nos lábios.

7. Hidratantes Labiais: O Primeiro passo para ter lábios bem hidratados e livres de peles é aplicar regularmente cremes hidratantes ou batons ricos em minerais como por exemplo Manateiga de Katrié ou Geleia Real.

8. Hidratação que vem do Interior: A melhor hidratação que podemos proporcionar ao nosso corpo, bem como aos lábios, é a hidratação que vem de dentro. Isto significa que o ideal é beber 1,5l de água por dia.

9. Protector Solar para Lábios: Hoje em dia as alterações de temperaturas muito frequentes e drásticas massacram muito a pele sensivel dos lábios. A aplicação de Protector Solar para Lábios vai minimizar os impactos climatéricos.

10. Óleo de Coco: Aplicar uma pequena quantidade de Óleo de Coco várias vezes por dia. Os lábios rapidamente vão recuperar das peles ressequidas.

As dicas de que vos falei são óptimas para a nossa hidratação labial diária. Venho ainda deixar 3 receitas de Máscaras Hidratantes Labiais Caseiras, as quais podem fazer 1 a 2 vezes por semana:

1. Máscara Hidratante de Azeite e Abacate: Ja vimos um pouco mais acima que o Azeite é um excelente hidratante. Uma máscara de Azeite e Abacate revelou ser a fórmula perfeita para tratar os lábios ressequidos. Para fazer esta máscara basta juntar a um pouco de abacate 7 gotas de azeite, aplicar nos lábios e deixar actuar durante 20 minutos.

2. Máscara de Pétalas de Rosas: Lavar um punhado de Pétalas. Mergulhar as mesmas em Leite por algumas horas. Esmagar as Pétalas de Rosas até obter uma pasta grossa. Aplicar esta máscara nos lábios secos 2 a 3 vezes por dia e toda a noite antes de ir dormir.

3. Máscara de Pepino: Esfregar uma fatia de Pepino ou um pouco de Pepino triturado nos lábios pode devolver toda a hidratação aos lábios. É um truque estranho, simples mas super eficaz.

Bónus: Como gosto muito de todos vocês, venho aqui deixar-vos um Hidratante Caseiro que é super hidratante:

Hidratante de Vaselina e Mel:

  • 2 colheres de chá de Vaselina Sólida
  • 1 colher de chá de Mel
  • 1 colher de chá de Essência (opcional)
  • 1 colher de chá de Corante Alimentar (opcional)

Levar tudo junto ao Micro-Ondas durante 20 segundos. Quando tudo estiver bem misturado colocar rapidamente num bioão, pois a mistura solidifica rapidamente.

Only registered users can comment.

Leave a Reply