Beleza | Cabelo

10 Mandamentos para um Cabelo Saudável

31 Maio, 2018 IT'S A SWIISSYY © • 2018

Eu ainda sou do tempo em que as mães cortavam o cabelo às filhas mensalmente para ele ficar mais forte e mais bonito. Se resultava? Eu acho que não, pois o meu cabelo continuou fino.
Qualquer pessoa, quer tenha o cabelo comprido ou curto gosta de ter o cabelo bonito, hidratado e sedoso. Nos dias que correm, é muito fácil encontrar produtos capilares, seja nos supermercados, farmácias e até existem lojas especializadas. Apesar de existirem 1001 produtos para cabelos, usar e aplicar apenas os produtos nem sempre é suficiente para conseguir ter um cabelo como sempre sonharam. Há que seguir e respeitar algumas dicas e conselhos.
A maior dica que vos posso dar para já é: Usem sempre bons shampoos que sejam adequados aos vossos cabelos! Isto é, esqueçam os shampoos baratos, de marca branca que ninguém conhece. Se optarem por um shampoo de marca branca, optem por um que tenha reviews feitas e sobre o qual podem ler várias opiniões.
Um ponto importante a ter em conta no processo de tratamento capilar, é perceber que tipo de hidratação é que cada tipo de cabelo necessita e qual é a melhor. Para tal, primeiramente, é necessário identificar o tipo de cabelo, ou seja, se o mesmo é liso ou encaracolado, oleoso ou seco. É também necessário perceber se o cabelo está ou não danificado, partido ou ressecado para conseguir o melhor tratamento.


Vamos então ver algumas dicas sobre que shampoos e produtos cada tipo de cabelo deve de usar:

  • Cabelo Oleoso:
    • Evitar shampoos hidratantes para cabelos encaracolados, pois fornecem muita humidade ao cabelo, deixando-o ainda mais oleoso.
    • Caso tenham um couro cabeludo muito oleoso, uma boa ajuda para esse problema poderia ser lavar o cabelo com shampoo purificante.
    • No banho, ou quando lavarem o cabelo, tirem tempo para esfregar bem o couro cabeludo ao invés do cabelo, para limpá-lo perfeitamente.
    • Não usem amaciador no couro cabeludo, apenas nas pontas do cabelo.
  • Cabelo Seco:
    • Evitem shampoos de fortalecimento e de volume, pois estes produtos vão retirar humidade do couro cabeludo podendo deixá-lo ainda mais seco.
    • Para os couros cabeludos pouco secos, há que utilizar shampoos que proporcionem humidade ao couro cabeludo como por exemplo shampoos hidratantes, quer tenham cabelo liso ou encaracolado.
    • Se o couro cabeludo for muito seco, o melhor é consultar um dermatologista e seguir um tratamento recomendado por ele.
  • Cabelo Normal:
    • Shampoos hidratantes são óptimos para aumentar a humidade, o brilho e a suavidade do cabelo.
    • Usar shampoos purificantes vai reparar o cabelo danificado e quebradiço deixando-o mais bonito.
    • Quem tiver cabelo ondulado normal, covém pesquisar por um bom shampoo, pois este convém ser mais hidratante que o normal.


Porque é que o nosso cabelo perde hidratação?
Para que possam ter um cabelo hidratado e bem cuidado todo o ano, é necessário entender porque é que o nosso cabelo perde hidratação:

  • Poluição:
  • Exposição solar sem protecção de UV;
  • Água salgada ou com cloro;
  • Má alimentação;
  • Pouca hidratação.


Depois de vermos quais os shampoos mais e menos indicados para cada tipo de cabelo e porque é que o nosso cabelo perde hidratação, vamos então ver algumas dicas para ter cabelo bonito e hidratado:

1. Temperatura da água: Hidratar consiste em manter a humidade, isto é, água, dentro dos fios de cabelo. Para que isso aconteça, as cutículas capilares devem de ser fechadas. Para que tal aconteça, o cabelo deve de ser lavado com água fria ou morna, nunca quente, pois isso vai ferir o couro cabeludo e aumentar a oleosidade capilar.

2. Shampoo e Amaciador indicados: Como falado anteriormente, usar sempre um bom shampoo e amaciador é meio caminho andado para ter um cabelo bem hidratado e saudável.

3. Método de aplicar Shampoo: Aplicar sempre 2 vezes o shampoo para que toda a sujidade seja removida do couro cabeludo. Mas, se lavarem o cabelo todos os dias tal não será necessário. Aplicar o amaciador apenas nas pontas dos fios de cabelo para ajudar a fechas as cutículas. Nunca, mas nunca aplicar o amaciador nas raízes do cabelo.

4. Máscaras Hidratantes: Aplicar máscaras capilares hidratantes com regularidade, isto é, pelo menos 1 vez por semana, sejam elas caseiras ou não. Aplicar as máscaras em todo o couro cabeludo e em todo o cabelo. Massagem bem com as pontas dos dedos para espalhar o produto pro todo o cabelo. Deixem actuar durante cerca 30 minutos. Lavar bem.

5. Moderar o uso de secador e chapinha: Se o cabelo estiver muito danificado, evitem ao máximo a utilização de secadores e/ou chapinha de alisamento pois estes vão desidratar e danificar ainda mais. Se no entanto necessitarem mesmo de secar o cabelo com o secador, optem sempre por usar um protector de calor ou sérum no cabelo ainda molhado. Para além de protegem os fios do ataque térmico, vão ajudar a pentear e desembaraçar o cabelo.

6. Produtos com Queratina: Preferir sempre a utilização de produtos com queratina (Shampoos, amaciadores, cremes hidratantes ou séruns). A queratina é uma proteína que está presente no cabelo, nas unhas, pelos, etc., que é usada para devolver vitalidade aos cabelos e ajudar a reestruturar os seus fios.

7. Hidratação corporal: Como referido aqui (10 Cuidados Básicos a ter com a Pele) e aqui (Hidratação Labial), a melhor hidratação que podemos proporcionar ao nosso corpo é a que vem de dentro. É essencial para a nossa saúde beber 1,5l de água por dia, pois é essa hidratação a melhor que podemos dar ao nosso corpo, pele unhas e cabelo.

8. Lavagem: Quem tem o cabelo oleoso tem tendência a lavar o cabelo todos dias. Pois isso está completamente errado, pois está apenas a estimular a produção de oleosidade. O cabelo fica mais e mais desidratado e ressecado. Nesse caso, o ideal é começar a lavar o cabelo de 2 em 2 dias, por mais difícil que seja, com o objectivo de o lavar apenas 1 a 2 vezes por semana. O couro cabeludo vai recuperar e vai estabilizar a produção de oleosidade capilar. Lavando o cabelo apensa 1 a 2 vezes por semana, as raízes vão ter tempo de secar e assim, pouco a pouco, diminuir os problemas do couro cabeludo bem como a queda de cabelo.

9. Produtos Leave-In: Depois de lavar o cabelo, apliquem sempre um creme capilar. Este, apesar de ajudar a pentear o cabelo e mantê-lo com bom aspecto, vai protegê-lo das agressões externas como poluição ou raios UV. No verão convém aplicar um creme com protecção solar sempre que vão à praia, piscina ou mar.

10. Cortar: As pontas do cabelo são as que costumam ficar mais secas com mais frequência e com o tempo vão-se partindo ou embaraçando com mais frequência. É recomendado cortar 1 cm pelo menos de 2 em 2 meses para promover a boa saúde do cabelo.

E são estas as dicas que vos deixo para conseguirem ter um cabelo bonito e saudável. Deixem a vossa opinião. 🙂

Only registered users can comment.

  1. bom dia, como vai? Eu gostei bastante dessas dicas
    acredito que você citou itens bem importante que nao devemos deixar de lado. beijos

  2. Que dicas maravilhosas. Eu tenho o couro cabeludo seco,então realmente preciso procurar um dermatologista urgente. Muito obrigada pelas dicas,vão me ajudar muiiiito

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.