Beleza

Unhas Bonitas? Saiba Como!

15 Julho, 2018 IT'S A SWIISSYY © • 2018

É sempre bonito ver uma Mulher com umas mãos bonitas. Com unhas bonitas, fortes e saudáveis. Mas as unhas são muito mais importantes do que se se julga.

formato de unhas

Costuma-se dizer que “Os Olhos são o espelho da alma” e que “As Unhas são o espelho do corpo”. É através delas e da sua forma, textura, velocidade de crescimento e cor que podemos desconfiar que algo não está bem com o nosso corpo.

A unha é formada principalmente por Queratina, mas há também componentes como proteína, enxofre e cálcio. O crescimento médio das unhas das mão quando estas estão saudáveis é de cerca 0,1 mm por dia, mas nos pés é mais lento. A principal função das unhas é proteger as pontas dos dedos os quais são a nossa principal ferramenta de toque.

Para se conseguir ter umas mãos bonitas com unhas compridas e saudáveis não é necessário ir todas as semanas fazer uma visita à manicure. Basta ter alguns cuidados e seguir algumas dicas:

Dicas para ter Unhas bonitas e saudáveis todo o ano: 

1) Mante-las limpas e secas: Unhas sujas e húmidas são um local ideal para o alojamento de bactérias e fungos. Para que tal não venha a acontecer, é necessário cuidar muito bem da higiene das unhas. Há que ter o cuidado em não deixá-las muito tempo de molho e ter cuidado com os produtos químicos.

 

2) Não usar para qualquer coisa: Um erro muito comum e cometido por muitas pessoas é usá-las de modo incorrecto! As unhas não servem para abrir latas nem para arrancar algo que ficou encrostado na bancada. Todos esses trabalho podem danificar as unhas e evitar que elas cresçam de maneira saudável.

3) Hidratação diária: Tal como acontece com a pele do nosso corpo, também as unhas necessitam de hidratação diária. No momento em que aplicam creme de mãos, basta massajar um pouco as unhas para as hidratar, mesmo que tenham as unhas com verniz. As unhas com falta de hidratação podem tornar-se quebradiças.

hidratação

4) Não roer as unhas: Roer as unhas não é só muito feio, como pode danificar a pele por baixo das unhas. Por passarem mais tempo húmidas, é muito mais fácil contrair bactérias e fungos nas unhas. A salva vai também evitar que as unhas fortaleçam e que cresçam normalmente.

5) Não usar verniz todos dias: Por mais que gostem de andar com as unhas pintadas, é sempre necessário deixar as unhas “respirar” e o verniz não permite tal coisa. O ideal é deixar as unhas sem verniz 1 a 2 dias por semana, por exemplo quando trocarem o verniz. Se costumam usar muito verniz, tentem usar os mais naturais.

vernizes.jpg

6) Alimentação: O corpo não vai “gastar” nutrientes com as unhas e cabelos se estiver em falta com nutrientes para o resto do corpo. É necessário ingerir todas as vitaminas e minerais para para o corpo poder reforçar e tratar das unhas. É assim aconselhado ingerir muitos alimentos ricos em proteínas e vitaminas para estimular a produção de queratina.

7) Proteja-as de substâncias agressivas: Para que a nossa casa fique bem limpa e desinfectada, os produtos de limpeza contêm todos componentes muitos agressivos para a pele como para as unhas. Daí, o ideal é usar sempre luvas de borracha para proteger tanto a pele das mão como também as unhas.

luvas-de-borracha.jpg

8) Usar removedor de verniz sem acetona: Apesar de este ser um produto muito mais eficaz, a acetona danifica e resseca as unhas. Se elas estiverem sem brilho, secas e quebradiças, a acetona pode agravar ainda mais esses danos. O que não significa que podem usar os removedores sem acetona descontroladamente. Não, também estes devem de ser usados no máximo 1 a 2 vezes por semana para garantir uma unha saudável.

9) Visitar o Médico: Apesar de terem todos os cuidados e bons hábitos, o aspecto das unhas mesmo assim não melhora? Então é hora de visitar o médico. As unhas reflectem tudo o que se passa com o corpo desde a disfunção hormonal até às doenças mais graves. Se já excluíram todos os factores externos, não pensem 2 vezes e não deixem passar mais tempo de ir ao médico.

10) Cutículas: Manter as cutículas hidratadas e saudáveis é muito importante. Ela não deve de ser retirada por completo, pois ela constitui uma barreira protectora contra microorganismos. Se não gostam mesmo de cutículas, existem uns cremes à venda que as amolecem. Se seguida basta apenas empurrá-las para trás com uma espátula e com um alicate cortar os excessos.

manicure.jpg

 

Dicas para que o verniz dure mais tempo

1) Limpar a superfície das unhas:  Antes de pintar as unhas convém remover todos os resíduos de cremes hidratantes. Caso a unha esteja escamada, optem por limar e polir a superfície da unha com uma lima de várias faces para evitar que o verniz lasque.

2) Aplicar camadas finas de verniz: No momento de pintar as unhas, é sempre preferível aplicar 2 a 3 camadas finas de verniz do que 1 a 2 grossas. Seca muito mais rápido, dura muito mais tempo sem lascar e fica muito mais bonito. Lembrem-se sempre de retirar também os excessos de verniz nos cantos das unhas.

unhas-pintadas.jpg

3) Nunca esquecer a Base e o Top Coat: A Base vai ajudar a fixar o verniz e proteger a unha dos químicos e da cor. O Top Coat aumenta a duração do verniz e protege o brilho natural da cor escolhida.

4) Escolher bem o verniz: Os vernizes metálicos ou com purpurinas têm maior durabilidade. Se não gostarem desse tipo de vernizes, usem-nos depois da Base e antes do verniz de cor.

verniz de purpurinas.jpg

 

5) Ter em consideração todas as dicas citadas anteriormente… 🙂 🙂 🙂

Only registered users can comment.

  1. Muitos erros cometo com a saúde das minhas unhas. Principalmente deixá-las com verniz muito tempo, usar a unha de forma inadequada para remover coisas grudadas. OMG! Eu sempre faço essas coisas !

    1. Vais sempre a tempo de mudar e proporcionar melhores condições as tuas unhas.. Viver é aprender com os nossos erros.. Espero ter te ajudado… 😊

  2. Adorei as dicas. Sou apaixonada por cuidados com as unhas e acredito que elas falam muito sobre a nossa auto estima e auto cuidado. Não vivo sem no minimo uma base.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.