Pessoal, como é que estão a controlar essa vossa gulodice???? Aqui em casa, há dias melhores que outros… Ahahahahaha
No Sábado passado, o meu ? decidiu fazer uma sobremesa… Mas uma coisa vos digo, Ele é o Mestre Pasteleiro aqui de casa… ??
Ele há algum tempo que estava a pensar fazer uma Sericaia, e finalmente, finalmente ganhou coragem. Vejam aqui como é que ele fez…
Ingredientes:
• 3 Ovos
• 125 gr de Açúcar
• 45 gr de Farinha sem Fermento
• 150 ml de Leite
• 100 ml de Água
• Raspa de 1/4 Limão
• Canela, q.b
Preparação:
Separar as gemas das claras. Reservar as claras.
Colocar as gemas num tacho e juntar 100 gr do açúcar. Mexer até ficar ligeiramente cremoso.
Juntar os 45 gr de farinha, os 150 ml de leite aos poucos e os 100 ml de água ao creme de ovos. Adicionar a raspa de limão. Levar ao lume até obter um creme tipo pasteleiro, ou seja, 7 a 10 minutos. Quando levarem o creme ao lume, mexam sempre para o creme não apegar ao tacho nem queimar.
Deixar arrefecer o creme de ovos durante cerca 30 minutos. Para o creme não oxidar e criar uma camada mais dura por cima,podem colocar película aderente por cima. A película aderente deve de ficar em contacto com o creme.
Quando o creme de ovos estiver quase frio, bater as claras em castelo com os restantes 25 gr de açúcar. Bater as claras até obter um merengue e não sentir grãos de açúcar entre os dedos.
Envolver as claras lentamente e com muito cuidado no creme de ovos. Colocar a massa à colherada num prato de barro. Polvilhar generosamente com canela e levar ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 40 minutos.
Dica:
Como a sericaia racha quando vai ao forno, é possível fazê-la rachar onde quiserem. Para tal, basta fazer uns “sucalcos” profundos com uma colher de café para ela rachar nesses sítios. A minha por acaso não rachou possivelmente porque foi feita num prato de barro.
Deixar arrefecer antes de comer… Se conseguirem… Bom Apetite…