Curiosidades | Saúde

Castanhas Assadas – Quentes e Boas!!

11 Novembro, 2018 IT'S A SWIISSYY © • 2018

Alô alô Pessoal, estão todos bem?

Há algum tempo falei-vos aqui dos benefícios dos frutos secos, mas na altura não falei logo das castanhas. Tenho a dizer que quando chega esta altura do ano, faço mesmo questão em ter castanhas em casa.

A Castanha é um fruto seco muito procurado, principalmente quando se aproxima o fim do ano, pois é a sua época. É com o frio que surgem os vendedores de castanhas nas ruas tornando estas irresistíveis, principalmente assadas. Ela é um alimento saudável por ser uma excelente fonte de energia, de proteínas que apresentam um bom perfil de aminoácidos, fibras, vitaminas, minerais e um baixo índice de gordura. Mas mesmo assim, o consumo deve de ser moderado.

Vejamos então quais os benefícios que as castanhas nos trazem:

✓ A Castanha é muito rica em hidratos de carbono complexos, por exemplo os amidos, constituindo assim uma excelente fonte de energia. Os hidratos de carbono mais presentes nas castanhas são a amilose, a qual é responsável pelo fornecimento de energia, e a amilopectina, a qual é responsável por efeitos positivos sobre o intestino.

✓ Basta comer uma pequena quantidade de Castanhas para ingerir uma boa quantidade de fibras alimentares. A fibra é responsável pela redução de colesterol plasmático e pelo aumento da viscosidade do conteúdo intestinal. Devido à elevada quantidade de fibra, a Castanha é um óptimo aliado no processo de perda de peso.

✓ Os açúcares presentes nas Castanhas são de digestão lenta, mantendo-se assim saciado mais tempo e sem uma subida muito acentuada da glicose.

✓ Tendo em conta os restantes frutos secos, a Castanha é um fruto seco muito pouco calórico, sendo o seu teor de gordura significativamente inferior ao teor de gordura dos restantes frutos secos. Tenho também a informar que 50% da sua composição é água.

✓ Potássio, Ferro, Selénio, Zinco, Fósforo e Magnésio são apenas alguns dos muitos minerais presentes nas Castanhas, as quais desempenham todas funções essenciais no nosso organismo. Tendo por exemplo o ferro, o mesmo actua principalmente na produção de glóbulos vermelhos e no transporte de oxigénio para todas as células do corpo.

✓ A Castanha é rica em vitaminas, das quais se destacam a Vitamina B, a qual é responsável  pela saúde do nosso sistema nervoso e do desenvolvimento saudável dos nossos dentes e ossos, Vitamina C, a qual é muito importante no nosso organismo na defesa contra infecções e saúde dos vasos sanguíneos, e Vitamina E, a qual age no nosso organismo como um antioxidante, ou seja, age no nosso sistema a combater os radicais livres e assim retarda o envelhecimento das células.

✓ Este fruto seco é bastante rico em proteínas e aminoácidos. Entre todos os aminoácidos, o que mais se destaca na castanha é o Tripofano, que ajuda a relaxar e conciliar o sono. Por isso, é muito recomendado o consumo de castanhas a pessoas que tenham algumas dificuldades em dormir ou que levem um estilo de vida muito stressante.

Curiosidade: As folhas do Castanheiro, quando cozidas, são ideais para acalmar qualquer ataque de tosse. O chá de folhas de castanheiro é recomendado em casos de tosse convulsa e bronquite.

Como podem ver, o consumo de castanhas traz bastantes benefícios para o nosso organismo, desde que consumidas com moderação. Como já referido anteriormente, é possível consumi-las das mais variadas formas como por exemplo cruas, assadas, cozidas, como acompanhamento de carnes ou até em puré. Mas como já vos disse para mim basta serem ou cruas ou assadas. E digo-vos mais, para mim, um inverno sem castanhas seria possível, mas não seria a mesma coisa.

 

E vocês, também são fãs de castanhas como eu? Como é que gostam mais de as comer? 

Only registered users can comment.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.