Quando se fala de Túberas ou Túbaras, mais conhecidas por “Atúberas”, todo o Alentejano sabe exactamente do que se trata.. E certamente começará a salivar imediatamente só de pensar na delícia que é..
Para quem não sabe do que estou a falar, a Túbera é uma prima afastada da Trufa e podem ser encontradas principalmente no Alentejo e Ribatejo. As Túberas são aromaticamente muito mais suaves e menos intensas que as Trufas e o seu sabor é bastante delicado e característico, no entanto a maior parte dos portugueses desconhece esta iguaria. A altura ideal para achar as Túberas costuma ser desde o final de Fevereiro até ao início de Maio, mas a quantidade e qualidade das mesmas depende muito da quantidade de chuva que caiu nos meses anteriores. Se chover muito, haverá muitas e bastante grandes. Se chover pouco ou não chover, as Túberas normalmente são muito pequenas e pode até nem haver.
Apesar de as Túberas serem primas afastadas das Trufas, o seu sabor não tem nada a ver com o sabor das Trufas e quando confecionadas há que ter sempre em atenção em não utilizar ingredientes que ofusquem o sabor das Túberas, sendo as maneiras mais tradicionais para as confecionar as seguintes:
? Túberas com ovos Mexidos
? Migas de Túberas
? Arroz de Túberas
? Feijoada de Túberas
Bem, tenho a dizer que eu tive a sorte de a minha Mãe me ter dado um pouco desta iguaria.. Este ano não há muitas e as que há não são muito grandes. Mas assim já deu para as provar e matar o desejo de comer Túberas.. ?? A minha Mãe mandou-as ainda com terra, pois assim elas conservam-se durante alguns dias depois de retiradas do solo. Para as poder comer, as Túberas têm de ser muito bem limpas e toda a terra removida. Depois de limpas, o costume é cortá-las às rodelas fininhas.
A maneira que decidimos fazê-las foi com Ovos Mexidos, é a maneira mais rápida e mais simples de as fazer. Vejam como é que nós fizémos:
Ingredientes:
? 5 Ovos
? Túberas
? 1/2 Cebola
? Um Molho de Coentros
? Azeite, Sal e Pimenta, q.b
Preparção:
Aquecer um foi de Azeite numa frigideira e refogar a meia cebola picada. Quando a mesma estiver quase douradinha, adicionar os caules dos coentros picados. Acabar de refogar.
Quando a cebola e os caules dos coentros estiverem refogados, acrescentar as Túberas e deixar fritar bem. Temperar a gosto com um pouco de sal e pimenta. Acrescentar as folhas dos coentros picadas.
Por fim, quando as Túberas estiverem bem passadas, juntar os ovos e deixar cozer os mesmos a gosto, mexendo sempre para que a cebola e as Túberas fiquem bem envoltos mesmos.
Aproveitar bem e saborear o momento. Dividir a refeição com quem mais gostam!!
Gosto tanto e não como há tanto tempo. Só conheço com ovos e o arroz mas fiquei muito curiosa com a versão de migas. Beijinhos*
Nos aqui em casa é adoramos.. Acho que qualquer maneira é óptimo.. E versão das migas fica maravilhosa… As migas ficam a saber a tuberas… Normalmente a versão migas é mais feita para o brunch.. Beijinhos. ?
Parece ser bom
beijinhos
https://omundodapequeninaaa.blogspot.com
Acredita, é uma coisa do outro mundo… E pena não haver sempre.. ? ?
Beijinhos
Nunca comi Tuberas, mas achei o prato muito bonito e apetitoso. Ficou lindo e a receita parece saborosa.
Um dia que venhas a Portugal se tiveres oportunidade tens de provar… E só das melhores coisas que se pode comer.. Obrigadaa.. ? ?
Não conhecia,nunca comi fiquei com vontade
Eu nao conhecia a Tubera e nem a trufa. Tem uma cara ótima e deve ficar delicioso com esses acompanhamentos.
E bom de mais… um dia que venhas a portugal tens de provar.. 🙂
Nossa, que cara ótima! Já quero muito experimentar!
Obrigada.. Um dia que visites o Alentejo pode ser que tenhas sorte.. ?