Cada vez mais surgem nos mercados superalimentos, capazes de nos fornecer os mais diversos nutrientes, que trazem os mais diversos benefícios para a nossa saúde.Tais superalimentos são por exemplo as Bagas Goji, as Sementes Chia ou a Spirulina.
Hoje venho aqui falar um pouco da Spirulina, ou seja, o que é, os seus benefícios e como consumir.
O que é a Spirulina?
A Spirulina é uma alga pertencente ao grupo das Cianobactérias, ou seja, capaz de realizar fotossíntese. Ela pode ser encontrada em águas quentes com muito pouca salinidade. A Spirulina tem um cheiro e sabor muito característico, que nem todos conseguem suportar.
A Spirulina é considerada um superalimento devido ao seu alto valor nutricional, e graças a estes, consumir Spirulina é uma forma muito interessante de compensar todo o tipo de défice nutricional, bem melhorar qualquer tipo de transtorno.
A Spriulina e o seu alto teor nutricional
– Uma embalagem de 100g de Spirulina tem entre 65% a 70% de proteína, a qual dura bastante tempo.
– Como a Spirulina faz fotossíntese, significa que tem clorofila. Esta clorofila é responsável pelo grande poder desintoxicante, fortalecendo assim o sistema imunitário.
– Ela é rica em Vitaminas B, C, D e E e em minerais como: Potássio, Selénio, Cálcio, Cobre, Manganês, Magnésio, Fósforo, Ferro e Zinco.
Os seus Benefícios
1 – Facilita a perda de peso, por isso é recomendada em dietas saudáveis de emagrecimento, isto porque ela vai activar o metabolismo e, assim, a queima de gordura;
2 – Regula e limpa os intestinos, ajudando assim a manter uma flora intestinal saudável;
3 – Tem um alto poder depurativo o que favorece a eliminação natural de toxinas que se acumulam no nosso organismo;
4 – O seu elevado teor de vitaminas melhora os níveis de energia e vitalidade;
5 – As suas propriedades anti-oxidantes ajudam a prevenir o envelhecimento a nível externo como a nível celular;
6 – Fortalece o Sistema imunitário pois a produção de anticorpos é estimulada;
7 – A ficocianina,que é responsável pela cor azul da Spirulina, tem propriedades anti-oxidantes e anti-inflamatórias que vêm retardar o envelhecimento e proteger contra doenças;
8 – A Spirulina ajuda a combater o mau colesterol e alivia sintomas de doenças respiratórias;
9 – Como a Spirulina tem um elevado teor de proteína, ela é responsável pelo fortalecimento muscular, ajudando no combate da fadiga muscular;
Resumidamente, o que acontece ao nosso corpo quando ingerimos regularmente Spirulina:
• Sistema imunológico ?
• ? de Energia
• ? Anemia
• Purifica e desintoxica o corpo
• ? Colesterol mau
• Aspecto e qualidade da pele e cabelo ?
• ? Alcalinidade do corpo
Quais os seus efeitos colaterais?
Os efeitos colaterais da ingestão de Spirulina podem-se manifestar da seguinte forma:
– Aumento da temperatura corporal;
– Aumento de gases e flatulências
– Escurecimento das fezes;
– Mais sono;
– Inchaço das partes moles do corpo;
– Aumento de dores de cabeça.
Como consumir a Spirulina?
Tal como já referi, a Spirulina tem um sabor e cheiro um pouco característico que nem sempre facilita a sua ingestão.
Para ela poder ser colocada à venda, as Algas de Spirulina primeiramente têm de ser desidratadas e transformadas em pó. De seguida ela pode ser vendida das seguintes formas: em Pó, em Comprimidos e em Cápsulas. O processo de desidratação da Spirulina, vai concentrar os seus nutrientes, acentuando e melhorando assim os benefícios de ingerir a mesma.
A Spirulina em Pó, pode ser consumida das mais diversas formas, e dependendo da maneira em que é consumida e a quantidade, os seus benefícios divergem. A maneira mais fácil e comum de a consumir é dissolvida em sumos naturais, em batidos, com iogurtes e fruta.
Ela pode ser também usada mas mais diversas receitas de saladas ou sopas, mas não pode ser fervida, pois ao ser fervida, a Spirulina vai perder a grande parte dos seus nutrientes. Por regra, uma Colher de Sopa rasa desta alga é suficiente para obter o máximo de nutrientes e benefícios para o organismo.
Em relação à Spirulina em Comprimidos ou Cápsulas, a dose recomendada é de 4 a 6 unidades por dia, o que equivale a uma colher de sopa rasa de algas.
Mas para saber ao certo qual a quantidade de Spirulina que se deve de ingerir, o ideal é recorrer à ajuda de um médico/nutricionista. Eles vão adequar a quantidade de Spirulina a ingerir ao corpo e aos objectivos que se querem alcançar.
Opinião Pessoal
Eu comecei a consumir Spirulina há relativamente pouco tempo. Apesar de o seu cheiro e sabor serem um ponto negativo, os benefícios que ela traz ao meu corpo e organismo tem um peso muito maior.
Eu costumo ingerí-la das seguintes formas:
• Adiciono um pouco de Spirulina a um copo de água, e bebo em jejum logo pela manhã. Ingeri-la em jejum vai produzir uma sensação de saciedade e proteger as paredes do estômago. Ingerida dessa forma, ela vai ter também, um efeito detox sobre o corpo.
• Costumo também ingeri-la numa GreenBowl super deliciosa, que faço da seguinte forma:
– 1/2 Abacate
– 1 Banana
– 150g de Frutos Silvestres (congelados)
– 2 Colheres de Sopa de Sumo de Limão
– 1 Colher de Chá de Spirulina
Colocar tudo na Liquidificadora e processar bem até tudo estar bem cremoso.
Então e vocês? Já conhecem este Superalimento? Qual a vossa opinião sobre ele? Quero saber tudo!!!