Comfort-Food | Receitas

Batata Frita com Molho de Tomate

27 Novembro, 2019

Há pouco tempo, cá em casa o meu Namorado proporcionou-nos uma viagem no tempo. Como assim? Ele recriou um prato que era feito frequentemente pela sua bisavó , mais conhecida pela ‘Ti Custóida’, não para ele mas para o irmão dele e para os seus primos. Portanto é uma receita que tem atravessado gerações.

Posso-vos assegurar de que é absolutamente deliciosa. E para as pessoas que têm receio em comer batata frita a bisavó dele viveu até aos 90 anos com perfeita saúde. O que é preciso é não exagerar.

Vejamos então como é que ele fez:

Ingredientes:

– 1 Cebola grande

– 1 Tomate grande bem maduro

– 1 ramo de Salsa

– 5-6 Batatas grandes

– 1 Folha de Louro

– 4 Ovos

– Tomate Concentrado

– 1 colher de sobremesa de Açúcar

– Alho em pó ou Alho picado, Orégãos, Sal e Pimenta, q.b

Preparação:

Fritar as 5 a 6 batatas grandes e reservar.

Entretanto, refogar a cebola cortada às rodelas em azeite numa frigideira tipo wok. Juntar os caules da salsa bem picados. Juntar o alho e a pimenta para libertarem mais sabor no refogado.

Quando a cebola estiver refogada juntar o tomate picado, os orégãos a folha de louro, um pouco de sal e o resto da salsa picada. Deixar cozinhar até o tomate se desfazer. Caso seja necessário acrescentar um pouco do concentrado de tomate e a colher de sobremesa de açúcar para cortar a acidez do tomate. Rectificar os temperos caso seja necessário.

Quando o tomate estiver bem cozinhado, juntar as batatas previamente fritas e envolver bem. 

Fazer 4 camas para colocar os ovos (como é possível ver na fotografia). Tapar a frigideira até o ovo estar com a clara cozinhada mas com a gema líquida. 

Servir ainda quente e saborear com pão.