Receitas | Saudável | Vegan

Hambúrgueres Vegan de Lentilhas

1 Maio, 2019

Passo a informar que a saga dos Hambúrgueres Vegan continua cá em casa. Já comemos Hambúrgueres Vegan de Feijão Preto e Hambúrgueres Vegan de Grão Bico.

O ingrediente chave desta vez foram as lentilhas e posso dizer que nunca na vida pensei que iria sentir tanto entusiasmo em comê-las.

Fica aqui a receita para fazerem e degustarem:

Ingredientes: (Quantidade para 8 – 10 Hambúrgueres)

– 250g de Lentilhas Cruas

– 1/2 Alho Francês

– 3 colheres de sopa de Infusão de Azeite e Alho

– 100g de Cogumelos

– 1/2 Pimento Vermelho

– 1 Folha de Louro

– Água para a cozedura das lentilhas

– Azeite, q.b

– 4 colheres de sopa de Farinha de Aveia

– Sal e Pimenta, q.b

Preparação:

Demolhar as lentilhas durante pelo menos 2 horas antes de as cozinhar. Cozinhá-las em agua abundante durante cerca de 30 minutos, ou até estarem macias, com uma folha de louro e uma valente pitada de sal.

Aquecer 3 colheres de sopa de infusão de azeite com alho numa frigideira. Assim que o mesmo estiver quente adicionar o alho francês cortado aos bocadinhos pequenos. Deixar refogar em lume brando até estar douradinho.

Entretanto cortar o pimento e os cogumelos aos cubos pequenos. Adicionar o pimento e os cogumelos ao refogado. Continuar a refogar em lume brando até secar a água que os cogumelos libertam. Temperar a gosto com sal e pimenta.

Enquanto o refogado estiver no lume, esmagar as lentilhas previamente cozinhadas com a ajuda de um garfo ou de um esmagador de batatas até obter a consistência de puré. Se ficarem algumas lentilhas por esmagar, não faz mal. Adicionar o refogado ao puré de lentilhas e envolver bem. Rectificar os temperos caso seja necessário.

Adicionar a farinha de aveia pouco a pouco à mistura e envolver bem. Formar os hambúrgueres e caso seja necessário utilizar um pouco de farinha de aveia para ajudar a formar os mesmos.

Aquecer um pouco de azeite numa frigideira anti aderente. Fritar os hambúrgueres durante cerca 3 minutos de cada lado em lume brando.

Os hambúrgueres estão pronto a servir! Colocar o hambúrguer num pão com alface, cebola caramelizada e tomate ou outros ingredientes a gosto. Podem adicionar qualquer molho que gostem.

Bom Apetite!!!

Only registered users can comment.

    1. Eu também tenho uma receita ade Hambúrgueres de Grão.. 🙂 E são muito bons.. 🙂 Faz estes e depois dizes o que achas.. beijinhos

    1. Alo alo, acredita que se fizeres não te vais arrepender. 🙂 Depois diz algo se fizeres.. 🙂 beijinho

Leave a Reply